Esporte e Saúde UZL

Pratique esporte, Pratique Saúde!.

É Campeãooooooooo!



Nesta quarta feira aconteceram as finais da Copa Jaques Demolay de Futsal na cidade de Martins, os jogos fazem alusão a Semana da Patria.

A cidade de Umarizal mais uma vez foi bem representada tendo duas equipes campeãs em suas respectivas categorias, A escola 11 de Agosto foi a vitoriosa na categoria Juvenil Feminino após empatar no tempo normal por 1 x 1 com a equipe de São Miguel e ganhar a disputa de penaltis por 3 x 1, destaque para Maria Luiza que fez o gol no tempo normal e pegou dois penaltis.

Na categoria Mirim Masculinoo meu orgulho , meus garotos da Escola Zenon de Sousa mostraram mais uma vez porque são uma das melhores equipes da região vencendo o time do DES. Sinval por 4 x 1.

Destaque para Felipe autor de dois gols na final, artilheiro da competição e responsável por levantar o troféu de campeão!

Valeu garotos vamos treinar pra crescer ainda mais!

10 Passos para Eliminar Gordura Abdominal!


 No mundo de hoje as pessoas buscam cada vez mais um corpo perfeito, para conseguir este resultado, mais do que brigar com a balança, devemos seguir alguns passos,  a barriguinha avantajada é a primeira coisa a ser eliminada.

A endocrinologista Carolina Mantelli Borges contou, para o site “yahoo”, 10 truques simples que dão suporte a perda de gordura abdominal.

01 – Evite consumir carboidratos depois das 19h. Nesse período o nosso organismo não necessita de tanta energia quanto durante o dia, então o carboidrato será armazenado e convertido em gordura.

02 – Mastigue bem os alimentos. Isso vai facilitar a digestão e impede o fluxo maior de sangue, que distende o abdômen. 

03 – Evite ingerir líquidos em excesso durante as refeições. Além de dilatar o estômago,pode interferir na acidez gástrica.

04 – Faça lanchinhos saudáveis mais vezes durante o dia. Isso ajuda a diminuir as porções comida que você ingere normalmente.

05 – Acrescente mais fibras. Elas colaboram com a digestão e mantêm a saciedade e níveis glicêmicos por mais tempo.

06 – Beba muita água. Consuma pelo menos dois litros por dia, e de 30 a 40 minutos antes e depois das refeições.

07 – Evite alimentos muito salgados. Eles retém líquido, que causa inchaço na barriga.

08 – Faça exercícios. A corrida é uma ótima aliada para quem quer perder gordura abdmoninal.

09 – Invista nos chás. Eles podem ajudar na digestão e possuem efeito diurético.

10 – Durma de seis a oito horas por noite. Se o corpo não tem o tempo ideal de pausa, acaba solicitando mais alimentos para se manter bem.

Sabe o que é VO2 Máximo?

Spartan Team
VO2 Máximo é a maior taxa de consumo de oxigênio que você pode atingir ao realizar exercícios exaustivos. Quando a intensidade do seu treino aumenta, o mesmo acontece com o seu consumo de oxigênio.  No entanto, chegamos a um ponto em que a intensidade do exercício continua a aumentar sem que o consumo de oxigênio aumente.

QUANDO ATINGIMOS O VO2 MÁXIMO??
No momento em que aumentamos a intensidade do exercício e nosso consumo de oxigênio para de progredir, alcançamos o VO2 Máximo, ou seja, nosso consumo de oxigênio chegou no limite. Especialistas acreditam que medir o VO2 máximo é a melhor maneira de avaliar a aptidão aeróbica e resistência cardiorrespiratória de um atleta. Além disso, é um bom indicador do potencial que determinados indivíduos possuem para o sucesso em uma grande variedade de esportes.

Spartan Team

TESTE DO VO2 MÁXIMO
Os testes de VO2 máximo costumam ser realizados em esteiras ou bicicletas. Os atletas são submetidos a atividades que exigem o máximo de esforço possível, geralmente de forma gradativa, ou seja, as atividades começam moderadas e vão aumentando durante todo o período. O volume e a concentração do oxigênio inalado no ar são coletados e medidos para determinar exatamente quanto oxigênio está sendo usado.
O aumento da intensidade do exercício faz com que o consumo de oxigênio suba até certo ponto, denominado VO2 Máximo como vimos anteriormente. Depois disso, mesmo se a intensidade do exercício continuar aumentando, o consumo de oxigênio se mantém estático. Este é um ponto doloroso no processo dos testes de VO2 Máximo, pois os atletas cruzam a fronteira do metabolismo aeróbico para o metabolismo anaeróbico. Porém, esse período não costuma durar muito tempo. O VO2 Máximo é o ponto em que um atleta chega um pouco antes que os músculos se tornem tão fadigados que ele seja forçado a interromper o exercício. O processo de teste do VO2 Máximo costuma levar de 10 a 15 minutos, e o atleta precisa estar em perfeitas condições antes de realizá-lo.


Fonte: 24hrfitness

Jogos da Semana da Patria da Cidade de Martins!



 Ontem a noite foram realizadas as partidas semifinais dos Jogos da Semana da Patria de Martins nas categorias Mirim Masculino e Juveil Feminino tendo a participação das equipes do Zenon de Sousa e 11 de Agosto. 
          
A equipe do 11 de Agosto do Professor Costa Neto venceu a equipe de Serrinha pelo placar de 2 x 1 com dois gols de Maria Luiza e espera o vencedor de MFC Martins x São Miguel  que disputam hoje a segunda vaga na final!
      
 Em um jogo muito fraco tecnicamente e de muita disputa pela bola minha equipe Mirim do Zenon de Sousa venceu por 1 x 0 com gol de Sidin a equipe do Martinense e vai disputar a final contra o DES. Sinval que venceu o CERB por 2 x1 na outra semifinal! 

As finais acontecerão amanhâ a partir das 18:00 horas , UMARIZAL FIRME E FORTE EM BUSCA DO TITULO!

Malhando no período menstrual!

 Programa-se para ter bom desempenho antes e depois da menstruação

Você se sente a vontade para praticar exercícios durante o período menstrual? Saiba que não há a mínima contraindicação para mulheres que queiram praticar atividades físicas durante este período. No entanto, o desempenho físico pode sofrer alterações devido às alterações hormonais.

O ciclo menstrual possui três fases: luteinica, folicular e ovulatória. A primeira se dá quando um folículo do ovário, que estava em crescimento, se rompe quando não há fecundação e se transforma numa massa amarela que amadurece e é levada pelo sangue. É a fase em que surge a TPM (tensão pré-menstrual) e sintomas como enxaqueca, irritabilidade e retenção de líquido. Essas sensações prejudicam a prática de exercícios.

Quando as regras chegam, a mulher pode ainda ter cólicas abdominais, cansaço, e inchaço, já que a hemorragia uterina tende a diminuir a hidratação e o volume de sangue na corrente sanguínea.

Nesta fase deve-se evitar exercícios mais pesados em prol dos mais relaxantes, como o alongamento, por exemplo. Os exercícios aeróbicos podem e devem ser praticados no período folicular, quando acontece o crescimento do folículo no ovário, que demora uma média de 14 dias. Nesta fase o organismo feminino retém menos líquido e maior consumo de oxigênio, o que aumenta a disposição para atividades físicas.

Quando começa a ovulação, a capacidade feminina de realizar esforços físicos também aumenta, levando a mulher a ter um melhor desempenho nos exercícios.

Livre-se da Insônia!

A insônia se caracteriza pela incapacidade de conciliar o sono e pode manifestar-se em seu período inicial, intermediário ou final.

O tempo necessário para um sono reparador varia de uma pessoa para outra. A maioria, porém, precisa dormir de sete a oito horas para acordar bem disposta. Pesquisas recentes sugerem que aqueles que consideram suficientes quatro ou cinco horas de sono por noite, na realidade, necessitariam dormir mais. Aparentemente, pessoas mais velhas dormem menos. Entretanto, o tempo que passam dormindo pode ser exatamente o mesmo da mocidade, dividido em períodos mais curtos e de sono mais superficial. Localizar as causas da insônia pode ser facilitado pela poli-sonografia, um exame que monitora o paciente enquanto dorme.Insônia pode ser tratada com medicamentos que devem ser prescritos pelo médico. Não se automedique.

Causas da insônia
A insônia pode ter causas orgânicas e psíquicas. Pesquisas apontam a produção inadequada de serotonina pelo organismo e o estresse provocado pelo desgaste quotidiano ou por situações-limite como causas mais importantes.

Recomendações
Algumas mudanças simples no estilo de vida podem ajudar a combater a insônia, mesmo quando ela for crônica:

* Limite o consumo de cafeína presente no café, chás, colas, chocolates, etc. Até a cafeína usada como ingrediente de alguns alimentos pode prejudicar o sono das pessoas mais sensíveis;

* Converse com seu médico sobre os remédios que esteja usando. Certos medicamentos descongestionantes podem ser tão estimulantes quanto a cafeína;

* Exercite-se regularmente, mas não perto da hora de dormir. Atividade física regular é essencial para quem sofre de ansiedade e ajuda a dormir melhor. No entanto, a prática de exercícios vigorosos à noite pode atrapalhar o sono;

* Estabeleça uma rotina para seu horário de dormir e de despertar. O relógio biológico responde melhor se habituado a horários regulares. Mesmo nos finais de semana, tente manter o esquema estabelecido para os dias úteis;

* Procure relaxar antes de ir para cama. Ouça música, leia um pouco, converse, assista a um filme. Lembre-se de que, depois de uma noite de sono reparador, as soluções para os problemas podem fluir melhor. Se nada disso resolver, vale a pena buscar ajuda profissional;

* Use técnicas de relaxamento. Progressivamente contraia e relaxe todos os músculos do corpo, começando pelos dedos dos pés e terminando na face. Massageie suavemente o couro cabeludo. Tente visualizar uma cena ou paisagem que lhe traga satisfação;

* Tome um banho morno. Deixe a água escorrer pelo corpo durante algum tempo, pois isso ajuda a relaxar os músculos tensos;

* Tome um copo de leite morno. O leite contém o aminoácido triptofano, que relaxa os músculos e induz o sono;

* Experimente ingerir chás à base de ervas como camomila, erva-doce, erva-cidreira, etc. Eles têm sido usados há séculos por pessoas que garantem sua ação relaxante;

* Certifique-se de que não há claridade no quarto e a temperatura é agradável. Mesmo pouca luz pode atrapalhar o sono de algumas pessoas.

* Use protetores nos ouvidos, se o barulho incomoda e não há como eliminá-lo;

* Escolha o colchão adequado para seu peso e altura. Colchões muito macios ou muito duros são contra-indicados;

* Reserve a cama somente para dormir e para relações íntimas. Evite ler, ver TV, trabalhar e conversar no quarto;

* Relações sexuais são relaxantes. Após o orgasmo, as pessoas tendem a ficar sonolentas;

* Levante-se, se não conseguiu dormir depois de trinta minutos deitado. Ficar na cama acordado pode aumentar a ansiedade, a irritação e, conseqüentemente, a insônia. Procure distrair-se com alguma atividade tranqüila e depois, mais cansado, volte para a cama e tente dormir. Repita o esquema, se necessário. Usando essa técnica, muitas pessoas conseguem reverter o processo.

Advertência
Insônia crônica requer avaliação profissional. É indispensável descobrir o que está causando essa dificuldade para dormir, pois a ausência do sono reparador pode prejudicar a saúde física e mental dos indivíduos. Por isso, não é à toa que torturadores impedem que o acusado durma quando querem arrancar deles uma confissão.

Jogos da Semana da Patria da Cidade de Martins!


 Hoje pela manhã a minha equipe de Futsal Mirim da Escola Zenon de Sousa conseguiu sua classificação para a semi-final dos Jogos da Semana da Patria na cidade de Martins após a vitória por 6 a 3 contra a equipe de Serrinha dos Pintos , estaremos disputando a semi-final na proxima segunda-feira a noite. Vamos rumo a Final.

1º de Setembro Dia do Profissional de Educação Fisica!


Hoje, 1º de Setembro, no Brasil é comemorado o Dia do Profissional de Educação Física. A data comemorativa foi criada para homenagear o profissional que tem como principal objetivo trazer beneficios físicos e mentais para as pessoas através da prática esportiva. O dia não foi escolhido aleatoriamente. Foi em 1º de Setembro de 1998 que a profissão foi regulamentada pela lei federal de número 9.696/98.O professor de Educação Física é o responsável pela prevenção da saúde das pessoas. Através da atividade física correta, orientada e específica, conseguimos qualidade de vida, e o equilíbrio entre o físico e o emocional.


Curiosidades sobre As Paralimpíadas !


Os Jogos Olímpicos de Londres atraíram a atenção internacional e foram considerados um sucesso. Com isso, a partir desta quarta-feira, com o início dos Jogos Paralímpicos, a expectativa volta a aumentar.

Veja um guia com dez curiosidades e as principais diferenças entre os dois eventos.

Anéis olímpicos

Apesar de soar parecido, e a palavra Paralímpico terminar em "olímpico", estes jogos não são Olímpicos e os clássicos anéis olímpicos não são o símbolo destes jogos. No lugar, há o Agitos, três arcos em vermelho, verde e azul que representam o lema Paralímpico, "espírito em movimento".

COI e CPI, entidades diferentes
O Comitê Olímpico Internacional (COI) e o Comitê Paralímpico Internacional (CPI) são entidades diferentes. Os primeiros Jogos Paralímpicos Internacionais ocorreram em Roma, uma semana depois dos Jogos Olímpicos de 1960, que ocorreram na capital italiana.Mas em 1968, a Cidade do México, sede dos jogos daquele ano, se recusou a ser a sede dos Jogos Paralímpicos e eles foram realizados em Tel Aviv. A partir daquele ano, os Jogos Paraolímpicos ocorreriam em cidades diferentes dos Jogos Olímpicos. Nos jogos de 1988, a cidade de Seul assumiu a realização também dos Paralímpicos e, desde então, os dois jogos ocorrem na mesma cidade. Em 2001 este arranjo foi oficializado e as cidades que querem sediar os jogos precisam se candidatar para os dois.

Classificações

Nos Jogos Paralímpicos um corredor cego não vai competir contra alguém que tenha paralisia cerebral. Mas, uma pessoa com paralisia cerebral poderá competir com alguém que tenha problemas de crescimento.Os atletas precisam passar por testes de função e movimento com um profissional de medicina esportiva para receberem a classificação para jogar.

Natação, por exemplo, tem 14 classes. As variações classificadas como S1 a S10 cobrem problemas físicos, com o nível 10 sendo o que tem menos problemas e estas variações vão desde pessoas amputadas e que sofreram trauma na coluna indo até pessoas com nanismo. As variações entre S11 e S13 se referem a atletas com problemas visuais e S14 para os que possuem deficiências intelectuais. E as categorias se dividem ainda mais quando se levam em conta estilos de natação, como nado costas ou borboleta. Um dos efeitos destas divisões e subdivisões é que na natação dos Jogos Paraolímpicos serão distribuídas um total de 148 medalhas de ouro. Muito mais comparadascom as 34 dos Jogos Paralímpicos.

Mesmos esportes, porém diferentes
Existem esportes que apenas portadores de deficiência participam, mas a maioria dos eventos Paralímpicos podem ser reconhecidos por quem acompanha os Jogos Olímpicos. Natação, ciclismo e atletismo ocorrem de uma forma parecida com os Jogos Olímpicos, porém divididos em várias modalidades diferentes (atletas com próteses, cadeiras de rodas ou guias humanos, por exemplo). O futebol para cegos é outro exemplo e tem várias diferenças: a bola tem um guizo para que os atletas sigam o som, dois times de cinco jogadore cada disputam o jogo em uma quadra.

A área de jogo é menor e cercada, para evitar que a bola saia de campo e também para refletir os sons da bola e dos passos, o que ajuda na orientação dos jogadores. O goleiro não é cego mas não tem permissão para sair de sua área. Um "guia", que também não é cego, fica atrás do gol direcionando os jogadores.

Os jogadores usam comunicação sonora com termos específicos com gritos como "voy", palavra em espanhol que significa "vou", que funciona como um aviso que um jogador vai para cima de outro. E, para que tudo funcione, a torcida tem que ficar em silêncio.

Esportes exclusivamente Paralímpicos
Um dos esportes exclusivos dos Jogos Paralímpicos é o goalball, jogado por dois times com três jogadores cegos ou com deficiências visuais de cada lado. A quadra é retangular e tem marcações táteis. O objetivo é atirar uma bola pesada, que tem guizos para orientação dos atletas, na rede do time adversário, enquanto a defesa tenta bloquear o avanço do time adversário com o próprio corpo.

Outro esporte exclusivo é a bocha, praticado de forma competitiva em mais de 50 países. Disputada em uma quadra fechada, pode ser jogada individualmente, em pares ou equipes. Os atletas rolam, atiram ou chutam as bolas para fazer com que elas cheguem perto do alvo. Este jogo foi introduzido originalmente para pessoas com paralisia cerebral. Mas, com o passar dos anos, também incluiu jogadores com outros tipos de problemas motores.

Acessibilidade

Foram necessários cinco dias para transformar a Vila Olímpica de Londres em uma Vila Paralímpica.

A capacidade de receber cadeiras de rodas nos locais de jogos foi aumentada com a remoção ou transferência de cadeiras. Torcedores cegos vão receber guias em áudio e os que tiverem problemas de audição ficarão sentados em locais com uma visão direta de telões. Chris Holmes, diretor de integração paralímpica, afirmou que tudo já tinha sido planejado na Vila Olímpica para receber os Jogos Paralímpicos, com banheiros acessíveis, sinalização e pisos adaptados.

'Tapper'

Um dos elementos mais importantes nas competições de natação com atletas cegos é o "tapper", um assistente do nadador. Um deles é posicionado em cada ponta da piscina com um bastão longo equipado com uma bola de espuma ou material macio na ponta. Estes bastões tocam a cabeça do nadador para avisar quando eles se aproximam do fim da piscina, para evitar que eles batam na parede. "Tocamos o nadador quando eles estão entre dois ou quatro metros do fim da piscina", disse Marcelo Sugimori, um dos dois tappers da equipe Paralímpica do Brasil. Sugimori era o tapper de sua irmã, Fabiana, medalha de ouro nos 50 metros freestile em Atenas, em 2004. Agora ele trabalha com outros dois nadadores cegos e parcialmente cegos. "É preciso muito treinamento e muita confiança", acrescentou.

Guias e corredores


Corredores cegos ou parcialmente cegos podem competir com um guia. Geralmente eles correm junto com os atletas, em alguns casos atados por um cordão ao atleta e funcionam como os olhos do corredor. O guia fala com o atleta durante a corrida explicando onde eles estão, alertando sobre curvas e orientando se o atleta deve acelerar ou não. Cada um, atleta e guia, tem uma faixa exclusiva para correr. Em algumas categorias, como T12, de atletas com alguma visão, os corredores podem escolher se querem ou não o guia.

A maioria das corredoras tem guias masculinos, já que um guia precisa ter a habilidade de correr mais rápido que a atleta. A regra de ouro é que o guia não pode cruzar a linha de chegada antes do atleta, pois o atleta poderá ser desclassificado.No entanto, não são apenas corredores que usam os guias. Salto triplo e salto em distância também usam guias, mas estes não correm. Eles apenas gritam os comandos para direcionar os atletas no salto.

Idade
Alguns dos melhores atletas paralímpicos não se encaixam no perfil de idade mais comum entre atletas olímpicos. Um exemplo é o campeão de tênis em cadeira de rodas britânico, Peter Norfolk, tem 51 nos. Ele conquistou a medalha de ouro em Atenas e Pequim, está em terceiro no ranking mundial da categoria e vai levar a bandeira na cerimônia de abertura.

Uma das razões é que os atletas podem ter chegado ao máximo do desempenho no esporte escolhido mais tarde do que atletas que não tem nenhuma deficiência como resultado de ter escolhido o esporte como parte de um programa de reabilitação, depois de sofrerem algum acidente que gerou a deficiência. Mas, pode ser mais complicado. O grupo de atletas portadores de deficiência é menor do que o grupo dos atletas olímpicos devido à falta de oportunidade. Seja pela falta de acesso físico a instalações esportivas ou à falta de percepção de professores de educação física ou daqueles que apoiam pessoas com deficiência em geral, que não notam que portadores de deficiência podem ser extremamente capazes de excelência nos esportes.

Doping
Os atletas paralímpicos são submetidos à mesma lista de substância proibidas dos atletas olímpicos. Um atleta que precise tomar remédios para dor ou para algum tipo de tratamento precisa entrar com um pedido de isenção. Cada pedido vai ser analisado individualmente por um comitê médico, como é feito entre atletas olímpicos. E a isenção é dada apenas com uma dosagem definida do medicamento e durante um período específico. Os atletas que tomam os medicamentos precisam provar que não existe alternativa

Quem é Quem? Street Fighter X UFC!!!

É difícil encontrar alguém que ao menos nunca tenha ouvido falar no famoso Street Fighter. Criado em agosto de 1987 pela Capcom, o jogo eletrônico de lutas marcou várias gerações, por isso mesmo ainda está em evidência e chega com todo o gás para seu aniversário de 25 anos, comemorado este mês. Como o Street Fighter é febre entre os lutadores de MMA, o SPORTV.COM resolveu prestar uma homenagem e traçou uma comparação entre os atletas atuais do UFC, a maior organização de MMA do mundo, e os personagens do jogo virtual.


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